Publicarei aqui artigos, na visão da igreja católica, que tratam de temas da atualidade.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A sua língua é afiada para o bem ou para o mal?

Uma pesquisa entre jovens alemães a partir de 14 anos, revelou que as pessoas inventam alguma mentira a cada oito minutos: "São aproximadamente 200 inverdades durante o dia", seis mil durante o mês, calcule isto num ano...
Na Palavra de Deus encontramos diversas instruções e exortações em relação ao uso da língua. Por exemplo: "A morte e a vida estão no poder da língua, aqueles que a escolhem comerão do seu fruto". (Provérbios 18,21).
Transcrevo uma história que ilustra todo o poder do que falamos ou deixamos de falar. "Um homem riquíssimo tinha convidado muitas pessoas para uma festa. Encarregou seu cozinheiro-chefe de comprar os melhores alimentos. Este foi ao mercado e comprou línguas – somente línguas e nada mais. Apresentou-as como primeiro prato, segundo prato, etc., servindo somente línguas aos hóspedes. Os convidados elogiaram a composição da refeição e a ideia original do cozinheiro.
Mas, aos poucos começaram a ficar saturados de tanto comer línguas. O anfitrião irritou- se e mandou chamar o cozinheiro: Não mandei que você comprasse o que há de melhor no comércio? Ele respondeu: Existe algo melhor do que línguas? Ela é o vínculo na vida social, a chave para todas as ciências, o órgão que proclama a verdade e a razão. Graças ao poder da língua, edificam-se cidades e as pessoas tornam letradas e cultas. "É verdade, concordou o dono da casa. E mais uma vez encarregou o cozinheiro de preparar outro banquete para o dia seguinte, com a ressalva de comprar o que de pior houvesse na feira. Novamente este comprou línguas, somente línguas. Preparou-as das mais variadas maneiras para o banquete. Já que os convidados eram os mesmos, enojaram-se rapidamente do cardápio. O anfitrião sentiu-se ridicularizado e envergonhado, e gritou com chefe da cozinha: Não mandei que você comprasse o que há de pior? O que você está pensando? Por que serviu línguas outra vez? Ele respondeu: A língua também é o que há de pior no mundo, a mãe de todas as contendas e discórdias, a fonte de todos os processos judiciais, das diferenças de opinião e o instrumento que incita à guerra e à destruição. Ela é o órgão que propaga enganos e difamações. Pessoas são levadas ao mal, cidades são destruídas e vidas são aniquiladas pelo poder da língua".
Para o verdadeiro cristão, bem distante deve estar a mentira, a fofoca, a calúnia, a contenda e a língua hipócrita. É bom ler o Salmo 15,1-3.
Observem esta outra história. "Um Senhor idoso foi solicitado a conversar com um jovem de sua comunidade que havia roubado de seu chefe e estava na prisão. Parece que eu conheço de algum lugar, disse o homem ao jovem, você não me é estranho. Com certeza, respondeu o prisioneiro, já faz mais de dez anos, mas parece que foi ontem, pois me lembro claramente de nosso encontro. O senhor é o culpado de eu me encontrar nesta prisão. – Mas como? Surpreendeu-se o visitante. Em toda minha vida não lhe fiz mal algum! – Não propositalmente; mas certa vez eu vinha com meu pai de uma evangelização, quando encontramos com o senhor no caminho. Meu coração estava profundamente tocado pela pregação que ouviria e eu queria voltar para derramá-lo diante do evangelista. Mas aí ouvi o senhor ridicularizando o pregador, dizendo que ele era inculto e não sabia pregar direito. Essas palavras despertaram em mim um desprezo pela pregação que acabara de ouvir, e a partir de então parei de buscar a salvação da minha alma. Comecei a andar em más companhias e hoje estou aqui na prisão".
Portanto, tudo o que falamos fica registrado no céu. "Uma resposta branda aplaca a ira, uma palavra firme atiça a cólera". "A língua dos sábios, cura" (Pr 12,18;15,1), a língua que mente e calunia, é amaldiçoada.
Muitos males seriam evitados se a língua servisse à sua função natural. Cuidemos desta obra de arte do Criador!

*Assessor de Comunicação e Coordenador de Pastoral da Diocese de Dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário